TEMÁTICA DE MARÇO DE 2011

>> segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A missão da Fundação Gilberto Freyre é contribuir para o desenvolvimento político-social, científico-tecnológico e cultural da sociedade brasileira tendo como referencial a obra freyriana e sua influência para a compreensão e interpretação da sua realidade, na perspectiva da superação das desigualdades sociais.
Pensando nisso, a Fundação desenvolveu um calendário diversificado, dinâmico e divertido para atender crianças e adolescentes. Teremos brincadeiras, jogos, oficinas, vídeos e temáticas que foram desenvolvidas de acordo com assuntos pertinentes a cada período do ano.

Gilberto Freyre o Redescobridor do Brasil” - Esta será a temática que será montada de 15 de março a 20 de abril de 2011, que abordará a formação do povo brasileiro. Contaremos com explanação, visualização de vídeos e imagens, realização de oficinas, entre outras coisas para retratar a tema que é de muita importância para nos brasileiros. É na obra Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre que nos deparamos com tal assunto. O livro nos mostra onde e como surgiu a nossa a formação da nossa miscigenação. É justamente a junção do Índio, do Branco – os portugueses – e do Negro.

ROTEIRO
Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre – Proporcionar aos visitantes o conhecimento das relações humanas e o funcionamento da casa, o valor das obras existentes e o envolvimento de Freyre e sua família com a casa.

Sítio Ecológico - Aborda assuntos no contexto da relação homem e o meio ambiente registrando a visão ecológica, que Gilberto Freyre abordou em seu livro Nordeste (1937).

Espaço Cultural Gilberto Freyre – Será passado o vídeo “Gilberto Freyre, o Cabral Moderno” , que exibirá o ponto de vista do Professor Edson Nery, amigo e biógrafo de Gilberto Freyre. No vídeo ele conta a vida de Freyre e faz a reconstituição do desenvolvimento gradual da obra Casa Grande & Senzala.

Hora de Brincar - Serão realizadas brincadeiras, jogos e oficinas nos espaços abertos da Fundação Gilberto Freyre, um ambiente bucólico onde os alunos, em meio as diversas árvores e animais, irão desfrutar do ambiente ao ar livre.


PERÍODO
Data: de 15 de março a 20 de abril de 2011
Horários: Manhã – início às 09:00 horas / Tarde – início às 13:00 horas
Duração:

CONTATOS
Manuella Falcão e Sibely Marques
Fone/Fax: 3441-2883 / 1733
NEAP-Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Autumn Leaves by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP